These docs are for v1.0. Click to read the latest docs for v4.1.


## Bandeiras aceitas nas operações TEF

BandeiraModalidade
MasterCardCrédito Débito
VISACrédito Débito
ELOCrédito Débito
CabalCrédito Débito
HiperCrédito Débito
HipercardCrédito Débito
AmexCrédito
VolusCrédito
UpCrédito

## Vouchers

BandeiraModalidade
SodexoAlimentação Refeição Cultura Gift Premium Combustível
TicketAlimentação Refeição Cultura Flex
VRAlimentação Refeição Cultura Benefícios VR Auto
AleloAlimentação Refeição
Ben Visa ValeAlimentação Refeição
UpAlimentação Refeição

## Modalidades permitidas através do PagSeguro



  • Crédito (Parcelado Vendedor / também conhecido como parcelado Loja ou Sem Juros);*

  • Débito;

  • QR Code PagBank

  • Voucher (Alimentação, Refeição e Benefícios)

  • Estorno (Total e Parcial*)

  • Cancelamento;

  • Reimpressão de comprovantes;

## Habilitação de vouchers (Ticket, Sodexo e VR, Alelo e Ben Visa Vale)

As empresas que fornecem estes cartões usam os adquirentes como meios para aceitação de seus cartões, devido a isto, a liberação para uso, assim como a negociação e liquidação são diretamente com as mesmas; Mesmo que o cliente já opere com o voucher através de outro adquirente é necessário que o mesmo entre em contato com a Bandeira e solicite a liberação para o PagSeguro, com exceção das bandeiras ALELO e BEN VISA VALE, que possuem credenciamento disponível através do [iBanking](🔗).

## Estorno / Cancelamento de Transações;

De forma presencial, transações realizadas na modalidade **débito** podem ser estornadas no mesmo dia em que a transação ocorreu. É necessário a inserção do cartão no pinpad.

De forma presencial, transações realizadas na modalidade **crédito** podem ser estornadas em até 30 dias após a data em que a transação ocorreu. É necessário a inserção do cartão no pinpad.

## Estorno de transações via Ibanking;

É possível fazer o cancelamento/estorno caso o cliente não esteja mais no local. No ibanking temos o botão **devolver valor ao comprador** onde é feito pelo estabelecimento. Isto pode ser feito em até 90 dias se for pelo Ibanking do cliente e sem prazo se for feito pela central/backoffice. O prazo para estorno do valor ao portador vai depender do emissor. Enviamos na virada do dia um batch para as bandeiras que por sua vez enviará o mesmo ao emissor, ficando a cargo do emissor restabelecer o valor ao portador do cartão.

*No caso de estornos parciais, existem algumas premissas:



  • Transação não deve ser maior que 30 dias.

  • Não possuir Saque automático;

  • Cliente necessita ter saldo disponível para a realização desta operação;

  • Sem a presença do portador, somente através de solicitação através da nossa central de atendimento

  • Devido a muitos clientes TEF possuírem o saque automático, o que inviabiliza este tipo de operação, foi criado o seguinte processo:

Em caso de dúvidas sobre o fluxo, o cliente poderá entrar em contato solicitando a troca através do número 3004 2000 (Capitais e Regiões metropolitanas) ou 0800-723-2000 (Demais localidades, exceto celular)

## Transações Pendentes;

Em soluções TEF, uma transação pode ficar pendente devido à falta de confirmação da transação, ou seja, após a autorização por parte do emissor, ainda estamos no aguardo de uma resposta, confirmando que a operação foi bem-sucedida, isto ocorre após a impressão dos comprovantes do cliente, momento em que a automação envia esta informação para a solução TEF e a mesma é repassada ao PagSeguro; Se não recebermos nada, a mesma ficará com status de PENDENTE.

O Cliente possui mecanismos na solução TEF para tratamento manual de pendencias, ou seja, confirmar ou desfazer uma transação, se isto não ocorrer no mesmo dia, no dia seguinte iniciaremos o processo de liquidação junto a Bandeira e posteriormente, conforme produto e scrow, o estabelecimento receberá o valor. **Exceção feita para as operações via voucher, onde o cliente deve realizar o tratamento manual da pendencia (Prazo recomendado é de até 7 dias).**

Para casos onde isto é recorrente no estabelecimento, o recomendado é que o cliente procure o responsável por prover a solução de automação para investigar a origem do problema junto ao provedor da solução TEF.

## Reimpressão

A Reimpressão é um processo administrativo na solução TEF que possibilita ao cliente emitir novamente os comprovantes do cartão (Via Estabelecimento e Cliente), não é uma transação, ou seja, não há comunicação entre solução TEF e Adquirente, por isto não é uma função que necessita de liberação de nossa parte.



Foi desenvolvido e homologado em soluções TEF, a reimpressão de qualquer comprovante do mesmo dia.

## Qual a finalidade da carga de tabelas?

A finalidade da carga de tabelas é liberar os produtos para a solução TEF;

Toda vez que um número lógico é configurado no TEF, para que o mesmo possa entrar em operação é necessário aplicar uma carga de tabelas, processo realizado pela equipe responsável por configurar a solução TEF no cliente.

Não é necessária nenhuma liberação por parte do PagSeguro, assim que o número lógico é gerado para o cliente, a carga de tabelas fica disponível.

## Como proceder em caso de troca/solicitação de PINPADs?

O cliente poderá entrar em contato solicitando a troca através do número 3004 2000 (Capitais e Regiões metropolitanas) / 0800-723-2000 (Demais localidades, exceto celular)



Solicitar ao cliente que informe o Número de série do Pinpad no momento da solicitação.