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## Criação do Plano

O primeiro passo para criar adesões é criar um plano. Os planos criados podem ser visualizados no seu Painel.

Os planos personalizados permitem que não seja informado o campo `amountPerPayment` que informa o valor a ser cobrado na recorrência. Essa configuração permite que sejam realizadas chamadas de cobrança de valores variáveis.



Nos planos personalizados, a responsabilidade de fazer o pedido de cobrança é do vendedor. Caso não haja condições de adequar seu sistema para enviar a chamada ao serviço de cobrança nos momentos corretos, opte pelo plano Automático, (charge = AUTO). Para mais informações veja sobre as Regras de Planos em [Especificações Funcionais](🔗).

O parâmetro de status, pode ser visto na [Tabelas de Status e Erros](🔗).

## Adesão ao plano

A adesão é o mecanismo que une o consumidor ao plano, possibilitando que ele faça os pagamentos de forma recorrente, de acordo com o que foi estipulado no plano ao qual ele está aderindo.

Note que você irá precisar do **token de cartão** gerado tópico de Integrações no Browser em [Endpoints da API](🔗).

Para criar uma adesão utilize o método **/pre-approvals**

[Veja na documentação da API](🔗)

O método retorna o código da adesão. Guarde-o para cada adesão efetuada, pois ele será necessário para referenciá-las nos métodos que estão documentados a seguir.

As adesões podem ser visualizadas no seu Painel.

## Cobrança do plano

## Cobrança de plano Automático

A cobrança de planos automáticos é efetuada pelo PagSeguro na periodicidade configurada na criação do plano, não necessitando realizar nenhuma chamada ao método.

## Cobrança de plano Personalizado

Na data estipulada para cobrança, deve ser feita uma chamada a este serviço. Qualquer chamada que esteja divergente das configurações do plano no qual a cobrança será efetuada - por exemplo, na data errada ou com outro valor - será recusada.

Para efetuar uma cobrança personalizada, utilize o método **/pre-approvals/payment**.

O método retorna o código da transação de cobrança efetuada.

Caso o plano personalizado tenha sido criado sem valor pré-configurado, é necessário enviar também o parâmetro valor. Esta funcionalidade permite que o valor seja variável para cada cobrança.



O PagSeguro não verifica se a cobrança da recorrência já foi feita para determinada vigência do plano. Se a aplicação enviar uma mesma cobrança duas vezes, a recorrência será cobrada em duplicidade. Esta verificação deverá existir na aplicação do vendedor. A não ser que o valor máximo de cobrança do período seja ultrapassado (amount).