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O que você vai encontrar aqui:

[Configurando o recebimento de transações <i class="icon-link"></i>](🔗) [Recebendo uma notificação de transação <i class="icon-link"></i>](🔗) [Consultando uma notificação de transação <i class="icon-link"></i>](🔗) [Status da transação <i class="icon-link"></i>](🔗)

O serviço de notificações de transações permite que sua aplicação seja avisada automaticamente sempre que ocorrer uma mudança no status de alguma transação destinada a sua conta. Com isso, alcançando uma maior automação de seus processos de venda, principalmente quando o seu volume de transações aumenta e fica cada vez mais importante eliminar etapas manuais em seus processos.

A figura abaixo ilustra o funcionamento da API de Notificações. Note que é o PagBank que inicia o processo de notificação ao enviar um código para seu sistema.

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## <a name="configurando-o-recebimento-de-transacoes"></a>Configurando o recebimento de notificações##

Para utilizar a API de Notificações você deve primeiramente informar o endereço (URL) do seu sistema para o qual o PagBank enviará os códigos de notificação. Isso pode ser feito na [página de configurações](🔗) do PagBank.

Você também pode passar a URL de notificação dinamicamente na maioria das APIs do PagBank, utilizando o parâmetro `notificationURL`.

## <a name="recebendo-uma-notificacao-de-transacao"></a>Recebendo uma notificação de transação##

Uma vez configurado o endereço para onde o PagBank irá enviar notificações, o próximo passo é preparar seu sistema para receber, nesse endereço, um código de notificação.

O PagBankenvia as notificações para a URL que você configurou usando o protocolo HTTP, pelo método **POST**.

**Observação:** Não há uma ordem específica de envio dos campos notificationCode e notificationType; eles podem ser alternados.

Veja abaixo um exemplo de notificação enviada pelo PagBank (as linhas foram quebradas para facilitar a leitura):



A tabela abaixo descreve os parâmetros enviados na notificação.

PARÂMETRODESCRIÇÃO
`notificationCode`**O código que identifica a notificação.** Este código deve ser usado para consultar a notificação e obter os dados da transação associada. Note que o código que identifica a notificação não é o mesmo que o código que identifica a transação. **Tipo:** Texto. **Formato:** Uma sequência de 39 caracteres.
`notificationType`**O tipo da notificação enviada.** **Tipo:** Texto. **Formato:** Para as notificações de transações o valor deste campo será "transaction".

Enquanto seu sistema não receber uma notificação, o PagBank irá envia-la novamente a **cada 2 horas**, até um **máximo de 5 tentativas**. Se seu sistema ficou indisponível por um período maior que este e não recebeu nenhum dos envios da notificação, ainda assim é possível obter os dados de suas transações usando a [Consulta de Transações](🔗). É uma boa prática realizar uma consulta periódica a esta API para conciliar o seu sistema com o PagBank, isto é, garantir que todas as transações recebidas por você no PagBank foram identificadas pelo seu sistema.

Note que a notificação não possui nenhuma informação sobre a transação. Portanto, assim que seu sistema recebe uma notificação, ele deve consultá-la para obter os dados da transação.

## <a name="consultando-uma-notificacao-de-transacao"></a>Consultando uma notificação de transação##

Para consultar uma notificação de transação, você deve fazer uma requisição à API de Consulta de Notificações, informando o código da notificação. O exemplo abaixo ilustra uma chamada à essa API:

`GET https://ws.pagseguro.uol.com.br/v3/transactions/notifications/{{codigo-notificacao}}?{{credenciais}}`



A autenticação desta solução pode ser feita com credenciais de conta ou credenciais de aplicação.

Abaixo são descritos os parâmetros usados na consulta a uma notificação.

PARÂMETRODESCRIÇÃO
`Código da Notificação (após notifications/)`**Código identificador da notificação.** Informa o código da notificação que você quer consultar. O código deve ser informado no caminho da URL. Você deve usar o código que recebeu pelo parâmetro **notificationCode** no envio da notificação. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Texto. **Formato:** Uma sequência de 39 caracteres.

A resposta da consulta a uma notificação é dada em formato XML, como no exemplo abaixo:



Abaixo são descritos os campos do XML de resposta da consulta a uma notificação de transação.

CAMPODESCRIÇÃO
`xml <transaction> <date> `**Data da criação da transação.** Informa o momento em que a transação foi criada. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Data/hora. **Formato: YYYY-MM-DDThh:mm:ss.sTZD**, o formato oficial do W3C para datas. Veja mais sobre [formatação de datas](🔗).
`xml <transaction> <lastEventDate> `**Data do último evento.** Informa o momento em que ocorreu a última alteração no status da transação. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Data/hora. **Formato: YYYY-MM-DDThh:mm:ss.sTZD**, o formato oficial do W3C para datas. Veja mais sobre [formatação de datas](🔗).
`xml <transaction> <code> `**Código identificador da transação.** Retorna o código que identifica a transação de forma única. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Texto. **Formato:** Uma sequência de 36 caracteres.
`xml <transaction> <reference> `**Código de referência da transação.** Informa o código que foi usado para fazer referência ao pagamento. Este código foi fornecido no momento do pagamento e é útil para vincular as transações do PagBank às vendas registradas no seu sistema. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** Livre, com o limite de 200 caracteres.
`xml <transaction> <type> `**Tipo da transação.** Representa o tipo da transação recebida. Os valores mais comuns para este campo e seus respectivos resultados são descritos abaixo. ` 1- Pagamento: a transação foi criada por um comprador fazendo um pagamento.` `Este é o tipo mais comum de transação que você irá receber.` Outros tipos menos comuns de transações foram omitidos. Note que novos tipos podem ser adicionados em versões futuras da API. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Inteiro.
`xml <transaction> <status> `**Status da transação.** Informa o código representando o status da transação, permitindo que você decida se deve liberar ou não os produtos ou serviços adquiridos. Os valores possíveis estão descritos no diagrama de status de transações e são apresentados juntamente com seus respectivos códigos na tabela de [Status da transação](🔗)
`xml <transaction> <cancellationSource> `**Origem do cancelamento.** Informa a origem do cancelamento da transação: pelas instituições financeiras (Banco Emissor ou Operadora do Cartão) ou pelo PagBank. Valor Significado INTERNAL PagBank EXTERNAL Instituições Financeiras **Presença:** Opcional (somente quando transactionStatus igual a 7). **Tipo:** Texto. **Formato:** Valores possíveis INTERNAL ou EXTERNAL.
`xml <transaction> <paymentMethod> <type> `**Tipo do meio de pagamento.** Informa o tipo do meio de pagamento usado pelo comprador. Este tipo agrupa diversos meios de pagamento e determina de forma geral o comportamento da transação. A tabela abaixo descreve os valores disponíveis e seus significados. <br> <table><tr><td>**Codigo**</td><td>**Significado**</td></tr><tr><td>1</td><td>**Cartão de crédito:** o comprador escolheu pagar a transação com cartão de crédito.</tr></td></tr><tr><td>2</td><td>**Boleto:** o comprador optou por pagar com um boleto bancário.</td></tr><td>3</td><td>**Débito online (TEF):** o comprador optou por pagar a transação com débito online de algum dos bancos conveniados.</td></tr></td></tr><td>4</td><td>**Saldo PagBank:** o comprador optou por pagar a transação utilizando o saldo de sua conta PagBank.</td></tr><td>5</td><td>** Oi Paggo \*:** o comprador escolheu pagar sua transação através de seu celular Oi.</td></tr><td>7</td><td>** Depósito em conta:** o comprador optou por fazer um depósito na conta corrente do PagBank. Ele precisará ir até uma agência bancária, fazer o depósito, guardar o comprovante e retornar ao PagBank para informar os dados do pagamento. A transação será confirmada somente após a finalização deste processo, que pode levar de 2 a 13 dias úteis.</td></tr><td>8</td><td>**Cartão Emergencial Caixa (Débito):** disponível apenas nos checkouts com interface do PagBank (redirect e lightbox).</td></tr><td>11</td><td>** PIX:** o comprador escolheu pagar a transação utilizando o PIX.</td></tr></table> \* Os tipos marcados não estão disponíveis para utilização. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Inteiro.
`xml <transaction> <paymentLink> `**Link para o Pagamento.** Informa a URL para a exibição do boleto ou, quando o meio de pagamento for TEF, a URL para abrir o pop-up do banco. Quando o meio de pagamento for Cartão de crédito este parâmetro será omitido. **Presença:** Somente para pagamentos via Boleto e TEF. **Tipo:** Texto. **Formato:** URL
`xml <transaction> <paymentMethod> <code> `**Código identificador do meio de pagamento.** Informa um código que identifica o meio de pagamento usado pelo comprador. O meio de pagamento descreve a bandeira de cartão de crédito utilizada ou banco escolhido para um débito online. A tabela abaixo descreve os possíveis valores e seus significados. <table><tr><td>**Codigo**</td><td>**Significado**</td></tr><tr><td>101</td><td>Cartão de crédito Visa.</td></tr><tr><td>102</td><td>Cartão de crédito MasterCard.</td></tr><tr><td>103</td><td>Cartão de crédito American Express.</td></tr><tr><td>104</td><td>Cartão de crédito Diners.</td></tr><tr><td>105</td><td>Cartão de crédito Hipercard.</td></tr><tr><td>106 </td><td>Cartão de crédito Aura.</td></tr><tr><td>107</td><td>Cartão de crédito Elo.</td></tr><tr><td>108</td><td>Cartão de crédito PLENOCard. _</td></tr><tr><td>109</td><td>Cartão de crédito PersonalCard.</td></tr><tr><td>110</td><td>Cartão de crédito JCB. _</td></tr><tr><td>111</td><td>Cartão de crédito Discover. _</td></tr><tr><td>112</td><td>Cartão de crédito BrasilCard.</td></tr><tr><td>113</td><td>Cartão de crédito FORTBRASIL.</td></tr><tr><td>114</td><td>Cartão de crédito CARDBAN. _</td></tr><tr><td>115</td><td>Cartão de crédito VALECARD.</td></tr><tr><td>116</td><td>Cartão de crédito Cabal.</td></tr><tr><td>117</td><td>Cartão de crédito Mais!.</td></tr><tr><td>118</td><td>Cartão de crédito Avista. _</td></tr><tr><td>119</td><td>Cartão de crédito GRANDCARD.</td></tr><tr><td>120</td><td>Cartão de crédito Sorocred.</td></tr><tr><td>122</td><td>Cartão de crédito Up Policard.</td></tr><tr><td>123</td><td>Cartão de crédito Banese Card.</td></tr><tr><td>201</td><td>Boleto Bradesco. _</td></tr><tr><td>202</td><td>Boleto Santander.</td></tr><tr><td>301</td><td>Débito online Bradesco.</td></tr><tr><td>302</td><td>Débito online Itaú.</td></tr><tr><td>303</td><td>Débito online Unibanco. _</td></tr><tr><td>304</td><td>Débito online Banco do Brasil.</td></tr><tr><td>305</td><td>Débito online Banco Real. _</td></tr><tr><td>306</td><td>Débito online Banrisul.</td></tr><tr><td>307</td><td>Débito online HSBC.</td></tr><tr><td>401</td><td>Saldo PagSeguro.</td></tr> <tr><td>402</td><td>PIX.</td></tr><tr><td>501</td><td>Oi Paggo. \_</td></tr><tr><td>701</td><td>Depósito em conta - Banco do Brasil</td></tr></table> \_ Os meios de pagamento marcados não estão disponíveis para utilização. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Inteiro.
`xml <transaction> <grossAmount> `**Valor bruto da transação.** Informa o valor bruto da transação, calculado pela soma dos preços de todos os itens presentes no pagamento. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto ("."). Por exemplo, 1234.56.
`xml <transaction> <discountAmount> `**Valor do desconto dado.** Informa o valor do desconto dado a compradores que optaram por pagar com débito online ou boleto. Este desconto aplica-se quando você opta por incluir no preço dos produtos o custo do parcelamento de pagamentos com cartão de crédito. O desconto é dado para não onerar os compradores que optaram por meios à vista. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto ("."). Por exemplo, 1234.56.
`xml <transaction> <feeAmount> `**Valor total das taxas cobradas.** Informa o valor total das taxas cobradas pelo PagBank nesta transação. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto ("."). Por exemplo, 1234.56.
`xml <transaction> <netAmount> `**Valor líquido da transação.** Informa o valor líquido da transação, que corresponde ao valor bruto, menos o valor das taxas. Caso presente, o valor de extraAmount (que pode ser positivo ou negativo) também é considerado no cálculo. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto ("."). Por exemplo, 1234.56.
`xml <transaction> <escrowEndDate> `**Data de crédito.** Data em que o valor da transação estará disponível na conta do vendedor. **Presença:** Presente apenas quando o status da transação for um dos seguintes valores: Paga (3), Disponível (4), Em disputa (5) ou Devolvida (6). **Tipo:** Data/hora. **Formato: YYYY-MM-DDThh:mm:ss.sTZD**, o formato oficial do W3C para datas. Veja mais sobre [formatação de datas](🔗).
`xml <transaction> <extraAmount> `**Valor extra.** Informa um valor extra que foi somado ou subtraído do valor pago pelo comprador. Este valor é especificado por você no pagamento e pode representar um valor que você quer cobrar separadamente do comprador ou um desconto que quer dar a ele. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto (“.”). Por exemplo, 1234.56 ou -1234.56.
`xml <transaction> <installmentCount> `**Número de parcelas.** Indica o número de parcelas que o comprador escolheu no pagamento com cartão de crédito. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Inteiro.
`xml <transaction> <itemCount> `**Número de itens da transação.** Aponta o número de itens contidos nesta transação. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Inteiro.
`xml <transaction> <items> <item> <id> `**Identificador do item.** Identifica o item da transação. Este identificador deve ser único por transação e foi informado por você no fluxo de pagamento. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Texto. **Formato:** Livre.
`xml <transaction> <items> <item> <description> `**Descrição do item.** Descreve o item da transação. A descrição é um texto explicativo do item que você especificou no fluxo de pagamento. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Texto. **Formato:** Livre.
`xml <transaction> <items> <item> <amount> `**Valor unitário do item.** Informa o preço unitário do item da transação. Este é o valor que foi especificado no fluxo de pagamento. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto (p.e., 1234.56).
`xml <transaction> <items> <item> <quantity> `**Quantidade do item.** Informa a quantidade do item da transação. Está é a quantidade que foi especificada no fluxo de pagamento. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Um número inteiro maior ou igual a 1 e menor ou igual a 999.
`xml <transaction> <sender> <email> `**E-mail do comprador.** Informa o e-mail do comprador que realizou a transação. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Texto. **Formato:** um e-mail válido (p.e., [[email protected]](🔗)), com no máximo 60 caracteres.
`xml <transaction> <sender> <name> `**Nome completo do comprador.** Informa o nome completo do comprador que realizou o pagamento. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** No mínimo duas sequências de caracteres, com o limite total de 50 caracteres.
`xml <transaction> <sender> <phone> <areaCode> `**DDD do comprador.** Informa o código de área (DDD) do comprador que realizou o pagamento. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Número. **Formato:** Um número de 2 dígitos correspondente a um DDD válido.
`xml <transaction> <sender> <phone> <number> `**Número de telefone do comprador.** Informa o número do telefone do comprador que realizou o pagamento. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Número. **Formato:** Um número de 7 a 9 dígitos.
`xml <transaction> <shipping> <type> `**Tipo de frete.** Informa o tipo de frete a ser usado para o envio do produto. A tabela abaixo informa os valores possíveis e seus significados. <table><tr><td>**Codigo**</td><td>**Significado**</td></tr><tr><td>1</td><td>Encomenda normal (PAC).</td></tr><tr><td>2</td><td>SEDEX.</td></tr><tr><td>3</td><td>Tipo de frete não especificado.</td></tr></table> **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Inteiro.
`xml <transaction> <shipping> <cost> `**Custo total do frete.** Informa o custo total do frete, a partir das opções de frete informadas no fluxo de pagamento. **Presença:** Obrigatória. **Tipo:** Número. **Formato:** Decimal, com duas casas decimais separadas por ponto (p.e., 1234.56).
`xml <transaction> <shipping> <address> <country> `**País do endereço de envio.** Informa o país do endereço de envio do produto. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** No momento, apenas o valor BRA é permitido.
`xml <transaction> <shipping> <address> <state> `**Estado do endereço de envio.** Informa o estado do endereço de envio do produto. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** Duas letras, representando a sigla do estado brasileiro correspondente.
`xml <transaction> <shipping> <address> <city> `**Cidade do endereço de envio.** Informa a cidade do endereço de envio do produto. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** Livre. Deve ser um nome válido de cidade do Brasil, de acordo com os dados dos Correios.
`xml <transaction> <shipping> <address> <postalCode> `**CEP do endereço de envio.** Informa o CEP do endereço de envio do produto. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Número. **Formato:** Um número de 8 dígitos.
`xml <transaction> <shipping> <address> <district> `**Bairro do endereço de envio.** Informa o bairro do endereço de envio do produto. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** Livre.
`xml <transaction> <shipping> <address> <street> `**Nome da rua do endereço de envio.** Informa o nome da rua do endereço de envio do produto. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** Livre.
`xml <transaction> <shipping> <address> <number> `**Número do endereço de envio.** Informa o número do endereço de envio do produto. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** Livre.
`xml <transaction> <liquidation> <contractType>`**Tipo de contrato de liquidação.** Informa o tipo de contrato de liquidação para a transação informada. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** Só aceita valores "FULL" ou "VAN"
`xml <transaction> <liquidation> <contractDescription>`**Descrição do tipo de contrato de liquidação.** Informa a descrição do tipo de contrato de liquidação para a transação informada. **Presença:** Opcional. **Tipo:** Texto. **Formato:** Livre.

## <a name="status-da-transacao"></a>Status da transação

O **status da transação** indica o estágio atual da transação e determina que ações você deve tomar em relação a ela. Por exemplo, o status pode indicar que a transação está **paga**, o que significa que você pode liberar o produto para o comprador. Por outro lado, se o status indica que a transação ainda está **em análise**, ela ainda não foi aprovada e pode ser **cancelada**.

Vale lembrar que algumas transações passam por diferentes status em um período de tempo muito curto. Por exemplo, transações de cartão de crédito, que podem passar pelo status **aguardando pagamento** e **paga** praticamente no mesmo instante. Em situações como essa, uma única notificação é enviada ao seu sistema.

A figura abaixo mostra uma máquina de estados que descreve os status de transação do PagBank e as possíveis transições entre eles.



CÓDIGOSTATUSDESCRIÇÃO
1**Aguardando pagamento**O comprador iniciou a transação, mas até o momento o PagBanknão recebeu nenhuma informação sobre o pagamento. Quando a resposta da instituição financeira é muito rápida, omitimos esta notificação. **Transições:** Para **Paga**: Quando a operação é confirmada pela instituição financeira. Para **Em análise**: Quando a operação entra em uma fila para que sejam feitas análises adicionais pela equipe do PagBank. Para **Cancelada**: Quando a operação é negada pela instituição financeira ou quando o PagBank não recebe uma confirmação após um intervalo de tempo.
2**Em análise**O comprador optou por pagar com um cartão de crédito e o PagBank está analisando o risco da transação. **Transições:** Para **Paga**: Quando tanto o PagBank quanto a operadora de cartões de crédito aprovam a transação. Para **Cancelada**: Quando o PagBank ou a operadora de cartões de crédito negam a transação.
3**Paga**A transação foi paga pelo comprador e o PagBank já recebeu uma confirmação da instituição financeira responsável pelo processamento. Quando uma transação tem seu status alterado para **Paga**, isso significa que você já pode liberar o produto vendido ou prestar o serviço contratado. Porém, note que o valor da transação pode ainda não estar disponível para retirada de sua conta, pois o PagBank pode esperar o fim do **prazo de liberação** da transação. **Transições:** Para **Em disputa**: Quando o comprador, dentro do prazo de liberação da transação, indicar que não recebeu o produto ou serviço adquirido, ou que o mesmo foi entregue com problemas. Este processo é chamado de disputa e é mediado pela equipe do PagBank. Para saber mais, veja a página de [explicação sobre disputas](🔗). Para **Devolvida**: Quando você entrar em acordo com o comprador para devolver o valor da transação, pois não possui mais o produto em estoque ou não pode mais prestar o serviço contratado. Para **Disponível**: Quando a transação chega ao final de seu prazo de liberação sem ter sido retornada e não há nenhuma disputa aberta.
4**Disponível**A transação foi paga e chegou ao final de seu prazo de liberação sem ter sido retornada e sem que haja nenhuma disputa aberta. Este status indica que o valor da transação está disponível para saque. **Transições:** Para **Devolvida**: Quando você entrar em acordo com o comprador para devolver o valor da transação, pois não possui mais o produto em estoque ou não pode mais prestar o serviço contratado. Para **Em disputa**: Quando o comprador indicar que não recebeu o produto ou serviço adquirido, ou que o mesmo foi entregue com problemas. Este processo é chamado de disputa e é mediado pela equipe do PagBank. Para saber mais, veja a página de [explicação sobre disputas](🔗). Uma transação pode entrar em disputa, mesmo após a finalização do prazo de liberação do pagamento.
5**Em disputa**O comprador, dentro do prazo de liberação da transação, abriu uma disputa. A disputa é um processo iniciado pelo comprador para indicar que não recebeu o produto ou serviço adquirido, ou que o mesmo foi entregue com problemas. Este é um mecanismo de segurança oferecido pelo PagBank. A equipe do PagBanko é responsável por mediar a resolução de todas as disputas, quando solicitado pelo comprador. Para mais informações, veja a página de [explicação sobre disputas](🔗). **Transições:** Para **Disponível**: Quando a disputa é resolvida em favor do vendedor, indicando que o produto ou serviço foi efetivamente entregue corretamente. Para **Devolvida**: Quando a disputa é resolvida em favor do comprador, indicando que o produto não foi entregue ou foi entregue fora das especificações e deve ser devolvido. Para **Paga**: Quando a disputa é resolvida em favor do vendedor, porém antes da finalização do prazo de liberação do pagamento.
6**Devolvida**O \*valor da transação foi devolvido para o comprador. Se você não possui mais o produto vendido em estoque, ou não pode por alguma razão prestar o serviço contratado, você pode devolver o valor da transação para o comprador. Esta também é a ação tomada quando uma disputa é resolvida em favor do comprador. Transações neste status não afetam o seu saldo no PagBank, pois não são nem um crédito e nem um débito. **Transições:** Nenhuma.
7**Cancelada**A transação foi cancelada sem ter sido finalizada. Quando o comprador opta por pagar com débito online ou boleto bancário e não finaliza o pagamento, a transação assume este status. Isso também ocorre quando o comprador escolhe pagar com um cartão de crédito e o pagamento não é aprovado pelo PagBank ou pela operadora. **Transições:** Nenhuma.
8**Debitado**A valor da transação foi devolvido para o comprador. **Transições:** Nenhuma.
9**Retenção temporária**O comprador abriu uma solicitação de chargeback junto à operadora do cartão de crédito. **Transições:**