A API de Pedidos do PagBank, também conhecida como API Order, engloba todas as operações relacionadas ao processo de cobrança após a definição do pedido.
Serviços disponíveis
Tratando-se de uma API de Pedidos, um dos pontos mais importantes é a gama de meios de pagamento disponíveis. Atualmente, a API de Pedidos do PagBank proporciona as seguintes opções para a realização de pagamentos:
- Cartão de Crédito
- Cartão de Débito (Obrigatório 3DS)
- PIX
- Boleto Bancário
Além da criação de pagamentos, a API de Pedidos disponibiliza outros recursos, como:
- Tokenização
- Repasse de juros
- Autenticação 3DS
Fluxos de utilização da API
O fluxo convencional para a realização de um pagamento envolve a utilização de três endpoints para a criação de um pedido, realização do pagamento pelo cliente e captura desse pagamento. Entretanto, dependendo do meio de pagamento ou dos recursos incorporados, como tokenização, esse fluxo e o número de passos que você deve realizar pode ser alterado. Por esse motivo, disponibilizamos a página de Casos de uso para você entender melhor todas as possibilidades disponibilizadas pela API de Pedidos do PagBank.
Endpoints e webhooks
A utilização da API de Pedidos é feita através dos 7 endpoints principais relacionados a criação e consulta de pedidos. Esses endpoints são apresentados a seguir:
- Criar pedido: permite que você crie um pagamento. Dependendo do método de pagamento selecionado, você pode criar e pagar o pedido utilizando apenas este endpoint.
- Consultar pedido: permite que você consulte pedidos previamente criados por meio de um identificador do pedido.
- Consultar pedido através de parâmetros: permite que você consulte pedidos previamente criados por meio de parâmetros, como o identificador da cobrança.
- Pagar pedido: permite que você realize o pagamento de um pedido previamente criado.
- Consultar pagamento: permite que você consulte o status de um pagamento.
- Capturar pagamento: permite que você capture transações pré-autorizadas.
- Cancelar pagamento: permite que você devolva o valor pago ao comprador, tanto para desfazer uma pré-autorização ou reembolsar um pagamento capturado.
Além desses endpoints, existem outros 3 que oferecem funcionalidades complementares aos processos de criação de pedido e pagamento. Esses serviços são cobertos pelos seguintes endpoints:
- Criar sessão de autenticação 3DS: permite gerar sessões que serão utilizadas para a autenticação de operações com autenticação 3DS do PagBank.
- Consultar juros de uma transação: permite que você consulte e exiba os juros de parcelamento das transações aos seus clientes.
- Validar e armazenar um cartão: permite que você valide e armazene um cartão no sistema do PagBank.
O PagBank também disponibiliza webhooks para notificação em tempo real sobre eventos relacionados à alteração de status em pedidos e pagamentos criados. Acesse a página de Webhooks para maiores informações sobre as notificações cobertas e meios de integração.
Objetos
A API de Pedidos utiliza dois objetos principais nos processos de criação de pedidos (objeto Order) e criação de pagamentos (objeto Charge). Para identificar todos os parâmetros, seus respectivos tipos e exemplos de cada parâmetro do objeto, acesse as páginas do Objeto Order e do Objeto Charge.
Erros e bloqueios de pagamento
Ao utilizar os endpoints da API de Pagamentos, você pode se deparar com dois tipos de problemas. O primeiro diz respeito aos erros associados à realização de requisições e o segundo se relaciona à não autorização dos pagamentos.
Os erros relacionados à requisição aos endpoints normalmente estão associados ao fornecimento de parâmetros incorretos ou falta de autenticação. Para te auxiliar a entender os problemas ao executar as requisições, você pode acessar a página Códigos de erro, que lista os códigos que você pode receber e provê detalhes adicionais para cada erro.
A realização de um pagamento pode ser efetuada com sucesso ou ser bloqueada. No caso de um pagamento bloqueado, um erro não será necessariamente gerado. Para identificar o status da operação, você deverá checar o código da resposta da operação e a mensagem associada. A página Motivos de compra negada disponibiliza a lista de códigos que você pode receber ao tentar realizar um pagamento e descrições complementares.