Módulo 1.6.x , 1.7.x e 8.x
Enquete
Queremos saber a sua opinião, você gostaria de ver Split de Pagamentos para a Plataforma PrestaShop?
Responder Pesquisa (;
Novo Módulo disponível !
O módulo PagSeguroPro foi descontinuado e substituído pelo novo módulo PagBank. Para atualizar o módulo em sua loja basta seguir o passo-a-passo de instalação e em seguida desativar o módulo PagSeguroPro.
GITHUB: NOVO MÓDULO PRESTASHOP!
Introdução
Através do módulo PagBank oferecemos total integração da sua loja PrestaShop com a melhor solução de pagamentos do Brasil.
Este módulo foi desenvolvido rigorosamente dentro dos padrões de segurança PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Pagamento com Cartão) e boas práticas de desenvolvimento recomendadas pela PrestaShop, com o objetivo de simplificar e agilizar o processo de Checkout. Não importa o seu ramo de atividade, este módulo irá potencializar suas vendas otimizando a experiência de compra do seu cliente em sua loja virtual.
Compatibilidade
- Este módulo não utiliza Override;
- Compatível com PrestaShop 1.6.x, 1.7.x e 8.x;
- Compatível com PHP 5.2.0 ao 8.1.18;
- Desenvolvido, testado e homologado com base na API v.4 do PagBank;
- Requer a biblioteca cURL ativa na hospedagem.
- Obrigatório o uso de certificado SSL com o protocolo TLS 1.2 ou superior;
Instalação
Extraia o arquivo "pagseguro-modulo-prestashop-master.zip" em seu computador.
Acesse a Aba "Módulos > Gerenciador de Módulos", clique em "Enviar um módulo", e envie o arquivo "pagbank.zip"
Pronto, o módulo está instalado!
Dica: Sempre que você instalar ou atualizar o módulo, acesse a tab "Parâmetros Avançados > Desempenho" e clique em "Limpar Cache". Isso irá garantir que todos os arquivos sejam atualizados no cache da PrestaShop.
Configuração
1 - Cadastro/Adesão App
O cadastramento no App é o primeiro passo para tornar a sua integração funcional. São três opções disponíveis para cadastro:
App D14
App D30
App Tax
O processo de adesão é muito simples, basta clicar em "Cadastrar" e seguir o passo-a-passo indicado.
2 - Configurações do App
Após se cadastrar no(s) App(s) desejado, marque a opção "Ambiente de Produção" como SIM e no campo "Tipo de Credencial" selecione qual App deve validar e processar os pagamentos.
3 - Configurações de Pagamento
O módulo disponibiliza três opções de pagamento via Checkout Transparente:
Cartão de Crédito (+30 bandeiras)
Boleto Bancário
Pix
3.1 - Cartão de Crédito
Marque a opção "Cartão de Crédito" como SIM para ativar o meio de pagamento e visualizar as configurações relacionadas.
Máximo de parcelas aceitas pela loja, coloque 1 para à vista ou de 2 até 12 parcelas.
Quantidade de parcelas sem juros, coloque de 1 até 12 parcelas.
Valor da parcela mínima aceita pela loja.
Comportamento da parcela mínima aceita pela loja.
Compra com 1 Click.
Na opção "Compra com 1 Click", o cliente poderá salvar o Cartão de Crédito para futuras compras. O Cartão é criptografado e armazenado pelo PagBank através do processo de Tokenização.
3.2 - Boleto Bancário
Marque a opção "Boleto Bancário" como SIM para ativar o meio de pagamento e visualizar as configurações relacionadas.
Prazo de vencimento do boleto (O padrão é 2 dias).
Texto descritivo para o boleto.
Nota: Não esqueça de configurar a Tarefa Cron para o cancelamento do Boleto.
3.3 - PIX
Marque a opção "PIX" como SIM para ativar o meio de pagamento e visualizar as configurações relacionadas.
Prazo limite de pagamento via PIX (O padrão é 30 minutos).
Nota: Não esqueça de configurar a Tarefa Cron para o cancelamento do PIX.
3.4 - Opções de Descontos
Desconto de valor fixo ou percentual.
Valor do desconto.
Desconto no Cartão de Crédito (1x).
Desconto no Boleto Bancário.
Desconto no Pix.
No Cartão e Crédito o desconto é calculado e exibido na primeira parcela.
4 - Status de Pedido - Mapeamento
Para facilitar o gerenciamento do pedido disponibilizamos a opção de mapeamento de Status. Desta forma você poderá criar status customizados que servirão especificamente para essa finalidade.
Após criar os Status customizados na PrestaShop - no Menu "Compras > Status" - basta acessar a configuração do módulo para fazer a associação.
Os Status disponíveis são:
Pagamento Autorizado
Pedido Cancelado
Pedido Estornado
Pagamento em Análise
Aguardando Pagamento
5 - Debug & Logs
5.1 - Debug para soluções de problemas
Para uma análise técnica mais aprofundada, a fim auxiliar no desenvolvimento ou identificar eventuais conflitos de JavaScript na loja virtual, marque a opção "Exibir parâmetros no Console do navegador?" como SIM.
Dica: Sempre que você instalar ou atualizar o módulo, acesse a tab "Parâmetros Avançados > Desempenho" e clique em "Limpar Cache". Isso irá garantir que todos os arquivos sejam atualizados no cache da PrestaShop.
5.2 - Registro de Transações & Gerenciamento de Logs
Marque a opção "Gerar LOGs completos?" como SIM para que o módulo registre tudo o que é enviado e recebido entre a sua loja e o PagBank.
Para vistualizar os registros de Logs acesse "PagBank > PagBank - Logs", clique em "Ver" para analisar detalhes do que foi enviado e recebido entre a sua loja e o PagBank.
Dica: O Código de Referência da transação no PagBank é composto pelo ID do Carrinho + APP utilizado + Número randômico, exemplo: Código de Referência: 78895.TAX.177850
Nota: Dados sensíveis ao cliente como endereço, nome e sobrenome ou razão social, cpf/cnpj e telefone ou celular não são armazenados em Log. Todas as transações via Cartão de Crédito são Tokenizadas e não são armazenadas em Log
Para maiores detalhes a respeito do pedido acesse "PagBank > PagBank - Transações", clique em "Ver". As mesmas informações também estão disponíveis no histórico do pedido (consulta em tempo real entre a sua loja e o PagBank).
5.3 - Limpeza do Banco de Dados
A opção "Apagar tabelas do banco?" deve permanecer sempre desativada. Apenas marque a opção como SIM caso deseje desinstalar o módulo.
Com esta opção ativa todos os registros de transações (informações básicas sobre o pedido, como: ID do pedido na loja e PagBank, ID cliente, ID carrinho, etc.) e principalmente o registro de Logs (todo o registro técnico da comunicação entre a loja e API do PagBank) serão completamente removidos do Banco de Dados da sua loja.
Este recurso serve para evitar a perda de dados ao desinstalar o módulo por acidente ou durante uma atualização da própria loja.
6 - Tarefa CRON
A Tarefa Cron serve para cancelar os pedidos que não forem pagos dentro do prazo estipulado para Boleto Bancário e Pix, também é útil para o seu gerenciamento de estoque. Para configurar a Tarefa Cron entre em contato com o suporte técnico do seu servidor de hospedagem e informe as URLs geradas para a sua loja.
7 - Extra - Estorno Parcial ou Total de um Pedido
Na PrestaShop, no menu "Compras ou Pedidos", acesse o pedido a ser estornado, role a página até localizar "DADOS DO PEDIDO (PAGBANK)". Ao clicar em "Estornar Transação no PagBank", em tempo real, o módulo transmitirá a requisição para o PagBank.
Após realizar o estorno, dentro de alguns segundos, o pedido receberá uma notificação para a troca de status. Pedidos com estorno Total recebem o status mapeado como Cancelado e para estorno Parcial recebe o status mapeado como Estornado.
Para mais detalhes sobre o pedido estornado acesse a sua conta no PagBank, no menu, "Extratos e Relatórios > Extrato de Transações".
Ao acessar a transação role a página para localizar "Extrato de movimentações da transação".
Link de acesso: <https://minhaconta.pagseguro.uol.com.br/meu-negocio/extrato-de-transacoes>
Atenção: Só é possível realizar o estorno se o pedido estiver em um destes status: Aprovada, Em análise, Em disputa
CHANGELOG
v.1.0.0 - Lançamento
v.1.1.0
Correção da validação do JavaScript no Checkout para o CPF/CNPJ;
Correção da associação automática de mapeamento de Status na instalação (Em Análise e Aguardando Pagamento);
Correção p/ remover os Status na desinstalação;
Correção p/ exibir somente 1 ou 2 meios de pagamento quando selecionado - Só p/ PrestaShop 1.6;
Ajustes de layout para o Back e FrontOffice;
Updated 7 months ago